Votação Impeachment: assista ao vivo à transmissão do CongressoEditorial

Votação Impeachment: assista ao vivo à transmissão do Congresso

Em meio às tensões políticas que tramitam na capital federal, começou hoje (17), às 18h, a votação do processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. De acordo com o processo instaurado contra a atual chefe do executivo brasileiro, haveria crime de responsabilidade em função das chamadas ‘pedaladas fiscais’, práticas comuns de governadores e ex-presidentes brasileiros.

Entenda a votação do impeachment

Durante a sessão aberta na tarde de hoje, os 513 deputados federais devem votar “sim” ou “não”, indicando se são a favor da abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff ou de seu arquivamento, não havendo tempo para discursos – muito embora cada deputado diga algumas palavras antes de declarar seu voto.

Assista à transmissão da votação

Tramite do processo ao Senado Federal

A fim de que o processo seja levado ao Senado, ao menos 342 deputados federais, o correspondente a dois terços do total do plenário, precisam dizer “sim” ao impeachment hoje. Neste caso, o processo tramitará ao Senado Federal, onde será votado também entre os 81 membros da casa.


 

Leia Mais


 

Arquivamento do processo

Por outro lado, para que o processo seja arquivado, são necessários 172 votos contrários ao impeachment. No entanto, nesta conta de votos, estão inclusas abstenções e ausências. Dessa forma, ambas contam a favor da manutenção da presidenta em seu cargo.

impeachment-votacao-ao-vivo-agambiarra-2

A votação começou com os parlamentares de Roraima, seguidos pelo Rio Grande do Sul. Em seguida, se alternará entre um Estado da região Norte e outro da região Sul, sucessivamente. Os últimos cinco Estados são da região Nordeste, a saber, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas, dos quais se espera maior apoio à presidenta.

Rede. Artes. Moda. Cinema. Música. Fotografia. A Gambiarra.

Posts Relacionados

Facebook Comments