Com “Troco Likes”, Tiago Iorc troca a melancolia pela felicidadeMúsica

Com “Troco Likes”, Tiago Iorc troca a melancolia pela felicidade

tiago-iorc-troco-likes-agambiarra

Chegou hoje ao Spotify o quarto álbum de estúdio de Tiago Iorc e o sucessor do elogiado Zeski, lançado em 2013. Troco Likes faz jus ao divertido nome e mostra um cantor dando mais ênfase nas letras em português, vindas em uma sonoridade remodelada e mais ensolarada.

Tiago volta agora com uma pegada mais alegre e um pouco menos densa do que a encontrada no último trabalho. Até porque não dá para levar tão a sério assim um CD que tem o sugestivo nome dado pelo cantor… Apesar disso, alguns momentos de introspecção são vistos. São poucos, é verdade, e isso pode significar quase um choque para quem conheceu o artista em sua veia mais soturna.

“Troco Likes”

Quem gosta da fase sonora mais tranquila de Cassia Eller ou das músicas com letras espertas criadas por Nando Reis vai conseguir se adequar facilmente ao novo estilo mais Pop escolhido por Iorc para seu novo projeto. É notável a influência daqueles dois grandes nomes aqui.

Talvez seria necessária uma transição neste álbum, mesclando as melodiosas e melancólicas músicas em Inglês como vimos em Zeski com a alegria exacerbada do novo CD. Mas talvez fosse mesmo isso que o artista quis passar, uma visão mais comercial, focada no velho compartilhamento via rádio, já que nas redes sociais ele continua firme e forte, sendo um dos mais queridinhos. Desta forma ele mantém sua fanbase virtual enquanto busca atingir uma área mais resistente aos sucessos que têm vida própria na internet.

Ainda assim, as faixas Eu Errei, Cataflor e Liberdade Ou Solidão marcam presença pela pegada mais tristonha, deixando um colorido dia ensolarado de lado para relembrar os tons de cinza e azul de uma segunda-feira nublada. No final das contas, todos estão representados nesta mistura musical.

troco likes tiago iorc 2

Troca likes?

O nome do novo disco parece representar uma crítica velada à atual sociedade, que faz de tudo para ser um pouquinho famosa na era virtual. Um “troco likes” apoiado a uma capa que traz a ilustração que representa Tiago com um sorriso feito forçadamente por prendedores foca na direção do apontar o dedo àquelas pessoas que vivem de falsas aparências, principalmente no meio virtual.

De certo modo esta crítica é abordada logo na primeira música do disco, Alexandria, que versa sobre essa mania de grandiosidade que todos temos internet afora, buscando sempre uma aceitação vazia e reconhecimento fácil por coisas banais.

Não vi solução na mão da contramão, brincando com o fogo pela atenção perdi a razão com quem me deu razão. Gente demais, com tempo demais, falando demais, tudimais. Vamos atrás de um pouco de paz.

Em tempo: A belíssima ilustração da capa foi feita pelo artista Nestor Canavarro, apenas com lápis de cor e uma folha de papel. O ilustrador postou em seu Instagram partes do processo de criação e detalhes do desenho. Veja aqui.

troco likes tiago iorc 1

Tracklist: “Troco Likes”

  1. Alexandria
  2. Amei Te Ver
  3. Mil Razões
  4. Eu Errei
  5. De Todas As Coisas
  6. Coisa Linda
  7. Bossa
  8. Cataflor
  9. Liberdade Ou Solidão
  10. Sol Que Faltava
  11. Til’ I’m Old And Grey

Posts Relacionados

Facebook Comments