TNT pede desculpas por transfobia feita por Rubens Ewald Filho, comentarista do OscarCinema

TNT pede desculpas por transfobia feita por Rubens Ewald Filho, comentarista do Oscar

Rubens Ewald Filho, da TNT, pode deixar de comentar premiações. O motivo? Durante a transmissão ao vivo do Oscar 2018, o crítico de cinema fez um comentário transfóbico sobre a atriz Daniela Vega.

O comentarista já participa de transmissões ao vivo há algumas edições. Convidado pela emissora TNT para narrar a premiação no Brasil, Rubens Ewald Filho fez um comentário indevido — e a internet repudiou a atitude.


Leia mais:


Comentário transfóbico sobre o Oscar gera pedido de desculpas da TNT

Daniela Vega é uma atriz argentina, protagonista do filme Uma Mulher FantásticaNesse domingo (4), a moça subiu ao palco para receber a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro e fazer os agradecimentos. Na TNT, Rubens Ewald Filho fez questão de ser desagradável, e comentou:

Essa moça, na verdade, é um rapaz.

Não havia necessidade nenhuma de anunciar isso — até porque Daniela é bastante orgulhosa da sua identidade trans. Obviamente, o comentarista achou que seria engraçado o comentário constrangedor e transfóbico.

Diante da reação do público, o canal se pronunciou oficialmente. Em comunicado enviado à Veja, a TNT deixa claro que repudia o ato. Além disso, a emissora deve repensar a participação de Rubens Ewald Filho em futuras transmissões.

A TNT repudia toda ação e/ou manifestação preconceituosa de qualquer natureza. A marca valoriza, incentiva a respeita a inclusão, a diversidade em todas suas iniciativas para levar o melhor conteúdo e entretenimento para seus fãs. Alinhado a esse propósito, a direção da TNT já conversou com o comentarista Rubens Ewald Filho para evitar que episódios como os comentários feitos durante a transmissão do Oscar no último domingo se repitam, e decidirá nas, próximas semanas, o futuro de sua participação nas transmissões e conteúdos digitais da marca.

Além disso, o comunicado inclui um pedido de desculpas do comentarista. Apesar disso, o texto é vago ao afirmar “possam ter ofendido”.

Rubens Ewald Filho é um dos mais respeitados e conceituados críticos de cinema do país, e há anos leva informação, conhecimento e sua paixão na cobertura das premiações pela TNT. Rubens se desculpa pelos termos que possam ter ofendido ou provocado mal-estar. Em nenhum momento houve a intenção de endossar qualquer posicionamento preconceituoso.

Posts Relacionados

Facebook Comments