“Time Will Burn”: documentário relembra o rock underground nacional dos anos 90Cinema

“Time Will Burn”: documentário relembra o rock underground nacional dos anos 90

Quem viveu a transição dos anos 1980 para os 1990 sabe que a cena musical do Brasil passou por grandes fases e transformações, principalmente no que tange ao rock. Diversas bandas que atualmente poderiam ser consideradas indie usaram todas as influências gringas para criarem um som original, algo que também era conhecido por guitar band.

E é essa cena que o documentário brasileiro Time Will Burn vai retratar. O filme possui o mesmo nome do disco de estreia da banda Pin Ups, que abraçava o b-rock que na época era conhecido por bandas como Titãs, Legião Urbana, entre outras.

“Time Will Burn”: o rock underground no Brasil

Para se ter uma noção, o disco da Pin Ups foi responsável por abrir as portas para que outras bandas surgissem e apostassem em um som que não era ditado por gravadoras e que, mesmo com características de irresponsabilidade, fazia sucesso com o público. Outros nomes da época que caíram na graça do público foram Second Come, Killing Chainsaw e Mickey Junkies.

Estes nomes podem não ser nada familiares caso você não tenha lá seus 30 e poucos anos de idade, mas marcaram toda uma geração e ajudou na construção do cenário independente no Brasil.

time-will-burn-1-agambiarra


Leia mais:


Os grupos conseguiam sobreviver porque o público abraçou e, rapidamente, a imprensa começou a notar. Na época o surgimento da MTV nacional contribuiu ainda mais para o boom do gênero. Por fim, as gravadoras começaram a olhar diferente e a entender a importância de todo esse movimento.

O documentário conta com a direção de Marko Panayotis e Otavio Sousa, além de trazer depoimentos de bandas que fizeram parte dessa história, como Okotô, Planet Hemp, Defalla, CPM 22 e outras. O filme reúne ainda registros feitos na época, que foram recuperados, já que o VHS é um formato antigo e não possui tamanha qualidade. O trailer pode ser conferido logo abaixo.

Time Will Burn ainda não possui data de estreia.

Facebook Comments