Artista retrata seu próprio sonambulismo em pinturas impactantesArtes

Artista retrata seu próprio sonambulismo em pinturas impactantes

Boa parte da sociedade acha divertido ou gosta de brincar sobre o sonambulismo, mas o assunto é extremamente sério e o problema se torna cada vez mais complicado para quem sofre desse mal.

Sonambulismo é tema de estudos há séculos, mas tudo ainda se é muito científico para a grande massa, que não consegue entender muito bem o que acontece.

Pensando nisso, um artista que sofre do mal criou imagens e pinturas que retratam tudo o que ele sente, justamente por ter esse problema. As artes do croata Bineb traduzem um pouco melhor o universo do sonambulismo de forma impactante.


Leia mais:


sonambulismo-01 sonambulismo-02

O sonambulismo transformado em impactante arte pelas mãos de Bineb

O que moveu Bineb para este trabalho foi o desejo de explicar para as pessoas como o sonambulismo afeta a vida de quem o sofre. E isso inclui preconceito e um grande dualismo entre consciente e inconsciente.

As imagens criadas pelo artista, como ele mesmo diz, são a manifestação da ilusão. Ou seja, exatamente o que ele sente quando lembra que sofre de sonambulismo.

O epicentro do meu trabalho é a pessoa, isolada da sociedade, enquadrada em um constante questionamento da realidade, fechado na percepção pessoal.

sonambulismo-00 sonambulismo-03-v sonambulismo-04

Sonambulismo

Muita gente acha que pessoas sonâmbulas falam sozinhas à noite, assaltam a geladeira ou caminham sem rumo pela casa. Mas é claro que isso é apenas a superfície do problema.

Sonambulismo é considerado um tipo de parassônia, um grupo de comportamentos que ocorrem durante o sono e sobre os quais não temos controle. Os olhos de um sonâmbulo costumam ficar abertos e eles não se lembram do que fizeram ou do que aconteceu.

Acordar um sonâmbulo? Não é uma boa ideia. Muita gente acha que isso poderia matar quem sofre do mal, mas o que acontece é diferente. Se você tenta acordar um sonâmbulo, ele pode se agitar, demonstrando estar confuso, perdido e agressivo. O melhor é guiá-los para a cama, para que fiquem em segurança.

Tudo o que atrapalha o sono pode causar sonambulismo, como álcool, cansaço e outras coisas. Então o melhor é tentar sempre dormir bem, evitar comidas pesadas e ambientes muito claros.

Entender o problema é crucial para evitá-lo e saber lidar com ele da melhor forma possível. E nesse sentido, Bineb conseguiu explicar bem o que se passa na cabeça de uma pessoa sonâmbula.

sonambulismo-05 sonambulismo-06 sonambulismo-07

Posts Relacionados

Facebook Comments