Melissa McCracken: a artista que enxerga música e a traduz em pinturaArtes

Melissa McCracken: a artista que enxerga música e a traduz em pintura

Para grande parte da população, a música traz diversas experiências sensoriais. As canções carregam memórias que agregamos a elas. Dessa forma nos fazem lembrar de pessoas, formas, cheiros, texturas e momentos em nossa vida. Mas Melissa McCracken tem uma experiência sensorial ainda mais “concreta”.

A colorida sinestesia de Melissa McCracken

A artista visual Melissa McCracken tem o que chamamos de sinestesia. Essa condição permite com que a pessoa tenha uma experiência ainda mais visual com a música. Ela é capaz de dar cores e até formas para as canções. Alguns artistas que também dizem ter este dom são Kanye West e Charlie XCX.

Este dom permitiu que McCracken criasse uma série de pinturas que são representações de algumas músicas. Entre os clássicos representados, temos John Lennon, Radiohead, Jimi Hendrix e outros. Confira algumas das pinturas de Melissa:

sinestesia 2

Prince, ‘Joy in Repetition’.

 

sinestesia 3

Jimi Hendrix, ‘Little Wing’.

 

sinestesia 4

John Lennon, ‘Julia’.

 

sinestesia 5

Pink Floyd, ‘Time’.

 

sinestesia

David Bowie, ‘Life on Mars’.


Leia mais:


Entendendo um pouco mais sobre o dom da sinestesia

Em entrevista à MTV, Melissa falou um pouco mais sobre como a sinestesia se manifesta em seu dia a dia. Veja algumas das perguntas feitas para a artista:

MTV: Todos os sons tem cores para você ou são apenas as músicas?

McCracken: Majoritariamente, são só as músicas que têm cores mais vivas. Porém, algumas vezes um espirro vai ter uma coloração rosa claro, ou então o toque do despertador vai ser turquesa. Mas eu não presto muita atenção nessas cores. Eu não lembro que elas existem até que alguém me pergunte. As vozes tem um tom mais escuro ou mais claro dependendo da entonação da pessoa. Porém, focar na aparência das pessoas geralmente ofusca as cores.

Para ver mais quadros e ler a entrevista completa de Melissa, clique aqui.

Facebook Comments