Sessão Mulheres: 5 diretoras brasileiras que você provavelmente não conheceCinegambiarra

Sessão Mulheres: 5 diretoras brasileiras que você provavelmente não conhece

Quando pensamos em diretoras brasileiras, muitas vezes vêm à nossa cabeça os mesmos nomes: Laís Bodanzky, Anna Muylaert ou Júlia Rezende. Essas são mulheres super importantes e que nos últimos anos conseguiram levar muitos brasileiros às salas, fazendo parte de uma “nova retomada”, se podemos chamar assim, do cinema nacional.

Mas aqui, resolvi reunir 5 nomes que ainda não são conhecidos do grande público, mas que vêm realizando um trabalho potente e maravilhoso, provando que se o cinema brasileiro é dinâmico, vasto e plural, é graças à contribuição de mulheres artistas fantásticas.

Vamos a elas!


Leia mais:


Diretoras brasileiras que você provavelmente não conhece

1. Anita Rocha da Silveira

A diretora debutou no formato longa-metragem acertando em cheio com o seu Mate-me Por Favor, de 2015. O filme de gênero terror/suspense passou pelos festivais de Veneza e do Rio.

2. Alice Riff

Diretora do documentário Meu Corpo É Político, de 2017, a cineasta acompanhou o cotidiano de quatro militantes LGBT na periferia de São Paulo. O longa passou por festivais na Itália, Argentina, Uruguai e Suiça.

3. Renata Pinheiro

Co-diretora do recém-lançado (e muito elogiado) Açúcar, Renata Pinheiro já tinha dividido a direção com Sérgio Oliveira em 2013 no, também excelente, Amor, Plástico e Barulho.

Veja o trailer de Açúcar:

E de Amor, Plástico e Barulho:

4. Marina Person

Esse nome não é assim tão desconhecido, mas pouca gente sabe que a apresentadora e atriz Marina Person tem no currículo a direção do longa-metragem Califórnia, de 2015.

O filme é um retrato doce e nostálgico da adolescência de uma menina nos anos 1980. Vale ressaltar o excelente trabalho da protagonista Clara Gallo.

5. Cristiane Oliveira

A diretora de Mulher do Pai, de 2016, também aborda em seu filme a adolescência, só que de forma mais ácida. A jovem Nalu, vivida por Maria Galant, precisa cuidar do pai cego e a relação dos dois se torna estranhamente íntima.

Posts Relacionados

Facebook Comments