Sessão Especial Sérgio Cabral: filmes para ver na cadeiaCinema

Sessão Especial Sérgio Cabral: filmes para ver na cadeia

A justiça brasileira surpreende cada vez mais. Semana passada nos foi noticiado que Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro preso pela Operação Lava Jato, poderia ter acesso a uma sala de cinema dentro da prisão.

Enquanto a gente vê superlotação e descumprimento dos direitos humanos no sistema penintenciário brasileiro, ex-governadores assistem filme na cela ao lado. A gente achou isso uma afronta, mas levou na ironia e criou para você a Sessão Especial Sérgio Cabral.

Uma contextualização rápida sobre a Sala de cinema de Sérgio Cabral

Presídio VIP é como ficou conhecida a sala de cinema com uma TV grande, Home Theater e vários filmes disponíveis para os presos que têm ensino superior. Segundo o Estadão, no caso da Prisão de Benfica – onde Cabral está preso, as regalias teriam sido financiadas pela Igreja Batista do Méier e pela Comunidade Cristã Novo Dia. A videoteca seria controlada por outro preso da Lava Jato: o ex-secretário de Cabral, Wilson Carlos de Carvalho. Cada dia de trabalho no lugar renderia um dia a menos em sua pena.

Isso não foi para frente porque virou uma polêmica enorme. O pessoal da Igreja do Méier não reconheceu a doação, Cabral teria induzido os pastores a fazerem a doação e por aí vai. O equipamento, agora, foi repassado o orfanato Casa do Menor São Miguel Arcanjo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.


Leia mais:


Sessão Especial Sérgio Cabral: filmes para ver na cadeia

Nessa lista, alguns filmes falam de detentos que conseguiram fugir da prisão, mas tomara que os Cabrais do Brasil não consigam fazer isso.

1. Carandiru (2003)

Dirigido por Hector Babenco, nome a frente de O Beijo da Mulher Aranha e Meu Amigo Hindu, Carandiru é uma retrato doloroso da maior penitenciária da América Latina até os anos 1990.

O filme é uma adaptação do livro Estação Carandiru, do Drauzio Varella, no qual ele narra suas experiências durante um trabalho de prevenção da AIDS no presídio.

2. Prison Break – O Resgate Final (2009)

Esse filme é o desfecho de quatro temporadas da série Prison Break. Na série, Michael Scofield cria um plano megalomaníaco para tirar seu irmão da cadeia. O filme é um salto temporal em que Michael se vê na mesma missão, mas agora vai tentar salvar sua esposa que está grávida.

3. Um Sonho de Liberdade (1994)

Filmão! Andy Dufresne (Tim Robbins) vê sua vida destruída depois de uma condenação a um crime que não cometeu. No presídio, durante dezenove anos, ele faz amizade com Red (Morgan Freeman), sofre as brutalidades da vida na cadeia, se adapta e ajuda os carcereiros. O filme foi nomeado a sete Oscars e a dois Globos de Ouro.

4. O Expresso da Meia-Noite (1978)

Billy Hayes (Brad Davis), um estudante americano, ao visitar a Turquia decide traficar alguns pacotes de haxixe, prendendo-os debaixo de suas roupas. Seu plano acaba não dando certo e ele é preso, com sua vida se transformando em um pesadelo a partir de então, pois é brutalmente espancado e jogado em uma imunda prisão. Quando espera ser libertado é levado a um novo julgamento com efeito retroativo, que o condena a uma longa pena.

O filme é vencedor do Oscar de Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora.

5. Fuga de Alcatraz (1979)

Alcatraz era o presídio mais temido pelos criminosos dos Estados Unidos. Fundada em 1934, a penitenciária funcionou por quase 30 anos. A única fuga da prisão (de Frank Morris e outros dois comparsas) foi retratada no filme Fuga de Alcatraz, estrelado por Clint Eastwood e com direção de Don Siegel. O filme foi lançado poucos anos depois da prisão ser reaberta como ponto turístico.

Facebook Comments