As 400 vezes que a quarta parede do cinema foi quebradaCinema

As 400 vezes que a quarta parede do cinema foi quebrada

É hora de ficar um pouco paranóico, porque você está sendo vigiado. Aquele filme que você tanto curte e provavelmente aprecia neste momento acaba de se tornar autoconsciente e os personagens estão falando diretamente com você, o público desavisado.

Ok, pode não ser algo assim tão assustador. Na verdade é até mesmo cômico e nós adoramos. Enquanto Deadpool é o mais recente filme a empregar a tática, a quebra da quarta parede (que é justamente essa prática de um personagem falar diretamente com o público) é tão antiga quanto o próprio cinema.

Quebrando a quarta parede do cinema

Existem muitas variadas maneiras que os cineastas podem optar por utilizar esta controversa, mas quase sempre eficaz ferramenta, onde a suspensão da descrença é momentaneamente destruída em favor de uma batida radicalmente importante.

O The Video Shop fez uma enorme montagem com cerca de 400 filmes que usaram a ferramenta para adicionar um elemento na cena, para providenciar um pouco de comentários inteligentes sobre o artifício do cinema, ou apenas para fazer uma piada boba.

À primeira vista, o vídeo de 17 minutos de duração pode parecer um exagero, mas a equipe do The Video Shop fez um bom trabalho ao misturar as quebras da quarta parede de forma rápida, enquanto habilmente separa o exercício em muitas maneiras diferentes que ele tem sido praticado até hoje na história do cinema.

quarta-parede-do-cinema-1-agambiarra

É uma lista completa das abordagens que os cineastas tomam a fim de deixar o público saber que eles estão, de fato, assistindo a uma peça de ficção, a partir da forma clássica de ter um personagem falando diretamente com o público, com cenas onde os personagens podem até mesmo nem olhar diretamente para a câmera, mas apenas através do diálogo.

Você pode assistir ao vídeo abaixo e lembre-se: os personagens estão sempre te observando.

Facebook Comments