O ‘Projeto Cansei’ questiona mulheres: ‘do que você está cansada?’Artes

O ‘Projeto Cansei’ questiona mulheres: ‘do que você está cansada?’

Larissa Isis é autora de um projeto que visa dar voz à mulher negra que enfrenta diariamente o preconceito. O Projeto Cansei surgiu inspirado em um projeto americano de mesmo nome (I’m Tired) e usa uma lousa em branco para que as pessoas possam escrever o que as cansa.

Cada imagem vem acompanhada de um depoimento e mostra os preconceitos enfrentados diariamente por essas pessoas.

Projeto Cansei-agambiarra-4

O ‘Projeto Cansei’ dá voz a mulheres cansadas de enfrentar o racismo, misoginia e a LGBTfobia

Larissa Isis é nutricionista, mas ao longo do tempo descobriu sua paixão pela fotografia. Hoje, é criadora do Projeto Cansei, que conduz um questionamento sobre racismo, misoginia e LGBTfobia.

O trabalho é baseado no projeto dos fotógrafos americanos I’m Tired, em que pessoas escreviam em seu próprio corpo sobre o que elas estavam cansadas.

Projeto Cansei-agambiarra-3

Ela então, cansada de passar por certas situações de preconceito e vendo pessoas próximas também cansadas, decidiu refazer o projeto primeiramente voltado a mulher negra.

A série fotográfica aborda parte da experiência de ser negro em uma sociedade pautada pela democracia branca. Os retratos são complementados com depoimentos protagonizados por pessoas negras que, apesar de ter diferentes origens, características e histórias, passam por experiências similares.


Leia Mais:


Projeto-Cansei-agambiarra-1

A primeira fase o Projeto Cansei foi voltada a mulheres negras. Segundo a autora, numa escala de preferências, de oportunidades, de padrão de beleza e de tantos outros padrões, a mulher negra sempre está em último lugar. Dessa maneira, ela busca dar voz a essas mulheres.

O projeto fotográfico, visa trazer à tona parte da experiência de ser negro em uma sociedade pautada pela democracia branca através de registros de depoimentos protagonizados por pessoas negras que, apesar de tere diferentes origens, características e histórias, passam por experiências similares.

Você pode conferir todas as fotos e depoimentos do #ProjetoCansei clicando aqui.