[quads id="3"]
[quads id="4"]
Diretor de fotografia de “O Regresso” explica seu processo de gravaçãoCinema

Diretor de fotografia de “O Regresso” explica seu processo de gravação

Parece que não haveria mais muitos desafios para o diretor de fotografia Emmanuel “Chivo” Lubezki conquistar. Ele ganhou seu primeiro Oscar em 2014 por ajudar a criar a ilusão de Sandra Bullock e sua personagem Ryan Stone em sua jornada pelo espaço em Gravidade, do cineasta Alfonso Cuarón.

No ano passado ele retornou ao pódio pelo seu trabalho de tirar o fôlego em Birdman, de Alejandro G. Iñárritu, um filme que aparentemente foi gravado em uma única tomada. Mas o profissional parece que enfrentou seu maior desafio ao voltar a trabalhar com Iñárritu no filme O Regresso (The Revenant) que foi gravado em condições congelantes e usou apenas luz natural.


Leia mais:


“O Regresso”: o desafio e a beleza da fotografia

O filme é baseado na história real de Hugh Glass, personagem interpretado por Leonardo DiCaprio, que foi deixado para morrer em um inverno rigoroso, um filme que foi notoriamente gravado em condições longas e difíceis, em sets que abrangeram o Canadá e a Argentina.

No entanto, de acordo com o diretor de fotografia, as condições foram necessárias para comunicar a experiência:

Nós queríamos fazer um filme que era imersivo e visceral. A ideia de usar luz natural veio porque queríamos que o público sentisse, eu espero, que as coisas estavam acontecendo de verdade.


Emmanuel já gravou sob tais condições anteriormente, mas esta foi a primeira vez em que ele não utilizou luz artificial, exceto por um momento em que o fogo de uma sequência no filme estava se comportando de forma inesperada, e eles precisaram recorrer a algumas lâmpadas para criar a luz proveniente do fogo.

E durante todo o filme, Emmanuel utilizou apenas lentes angulares, de 12 a 21mm, justamente para causar essa sensação de imersão para o espectador e aproximar o público da história. Há momentos em que é possível até mesmo ver a respiração dos atores batendo contra as lentes. Apesar de ser mais intenso, o resultado é positivo e o objetivo do diretor de fotografia é alcançado.

O Regresso foi indicado a 11 categorias no Oscar, que será realizado no dia 28 de fevereiro. Desta vez, estamos torcendo muito que Leonardo DiCaprio leve o de Melhor Ator.

Posts Relacionados

Facebook Comments