[quads id="3"]
[quads id="4"]
“Muito Além do Peso”: documentário faz alerta sobre a obesidadeCinema

“Muito Além do Peso”: documentário faz alerta sobre a obesidade

A obesidade é um dos casos de saúde pública mais alarmantes atualmente, e é justamente sobre isso que a diretora e roteirista brasileira Estela Renner aborda no documentário Muito Além do Peso. O filme fala sobre o consumo de alimentos não saudáveis, como fast-foods, refrigerantes, que é uma prática comum entre crianças pelo Brasil inteiro.

Muito Além do Peso: um grande alerta

O documentário é utilizado como um alerta ao alto e precoce consumo de açúcar, além dos hábitos alimentares menos saudáveis. A falta de informação dos pais, o malefício que as propagandas geram e a predisposição das novas gerações de serem ainda mais obesas são apontados como fatores prejudiciais à saúde dos pequenos.

Estas novas gerações já nascem em uma realidade onde o ritmo de vida é acelerado e a preferência por uma alimentação mais rápida é maior, e isso acontece sem que sejam considerados os efeitos colaterais que tais hábitos podem gerar.

muito além do peso 02

Mas estes não são os únicos pontos que são explorados por Estela. Ela reúne uma série de entrevistas com médicos, especialistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, avaliando as consequências do sobrepeso infantil e quais são as origens sociais e econômicas deste fenômeno. No longa a diretora ainda compara o contexto brasileiro com o internacional, mostrando como a doença pode ganhar novos contornos em áreas diferentes.

Omissão

As empresas que produzem os alimentos e bebidas industrializados são apontadas no documentário como grandes vilãs da história toda, principalmente por conta das acusações de omissão de informações importantes ao consumidor, para manter a atratividade do produto em função das campanhas publicitárias voltada às crianças.

O filme utiliza referências do chef inglês Jamie Oliver em seu documentário Jamie’s Oliver Revolution para também embasar seus apontamentos, mas o maior foco é nas crianças que são acompanhadas: elas mostram seus hábitos alimentares e, infelizmente, os problemas de saúde que carregam em função dos hábitos irregulares de alimentação.

muito além do peso 01

Para se ter uma ideia, de acordo com o filme 33% das crianças brasileiras são obesas, número que atualmente aumentou em 0,5 %. Em adolescentes, o quantitativo é de 20,5%. Este dado é preocupante, visto que a expectativa de vida tende a diminuir com essa realidade. Algumas grandes empresas até agiram em relação ao assunto, mas a atratividade por um sanduíche é muito maior e mais estimulada do que um pacotinho com fatias de maçã. É preciso repensar toda uma estrutura e todo um sistema.

Com o advento da alimentação saudável e da vida fitness é possível que vejamos alguma mudança maior nos próximos anos, mas enquanto isso não acontece, vamos estimular em cada um de nós, principalmente em nossas crianças, um hábito mais saudável de vida. Não é que precise parar de consumir, só é preciso fazê-lo conscientemente e aliado a outras práticas saudáveis de vida, principalmente os esportes. O filme está disponível na íntegra e pode ser assistido abaixo.

Facebook Comments