“Modernismo Funkeiro”: a irreverência do funk carioca em cartazes tipográficosArtes

“Modernismo Funkeiro”: a irreverência do funk carioca em cartazes tipográficos

Que o funk é uma enorme forma de expressão cultural, principalmente aqui no Brasil, ninguém tem dúvida. Possui várias faces, trejeitos e aspectos característicos que fazem com que ou você ame ou você odeio o funk. Opiniões realmente divergem quando se analisa a lírica de diversas músicas, mas isso é discussão pra outro dia. E se pegarmos o funk e tentarmos aplicar a ótica do modernismo? Pois é, alguém já pensou nisso e foi assim que surgiu o Modernismo Funkeiro.

Modernismo Funkeiro: irreverência do funk + sobriedade do design

É assim que Paula Cruz, a criadora do projeto, o define. Uma série em constante atualização que une a irreverência do funk carioca com a sobriedade do design modernista a partir de cartazes tipográficos. Paula é designer, carioca e entusiasta; e criou um Tumblr divertido e cheio de atitude, além de muita cor e letras de funk.

modernismo-funkeiro-1-agambiarra

O primeiro cartaz do projeto foi feito logo após o lançamento do hit single, hoje um hino do funk, Beijinho no Ombro, da querida pensadora contemporânea Valesca Popozuda. Paula dividiu cada verso em um único cartaz, não só por conta do tamanho da letra, mas também porque é tudo ousado e muito cômico ao mesmo tempo, rendendo material para várias páginas.

Mas o projeto só começou a tomar maior forma depois que Paula percebeu que sua ideia vingaria e poderia ser um trabalho contínuo. Sobre o processo de criação, Paula revela que acha divertido e que o uso da tipografia e das cores é bastante importante para a confecção de cada um dos cartazes.

A Helvetica Neue fica bem em corpos pequenos e grandes, então é a que eu uso sempre. As cores são baseadas nas usadas pelos grandes designers modernistas. Às vezes eu simplesmente ouço a música e penso em como ela seria se fosse uma palheta de cores, algo meio sinestésico mesmo.

modernismo-funkeiro-2-agambiarra modernismo-funkeiro-3-agambiarra modernismo-funkeiro-4-agambiarra modernismo-funkeiro-5-agambiarra modernismo-funkeiro-6-agambiarra

Paula é uma criadora nata e cheia de talento e possui outros trabalhos que podem ser conferidos aqui. Para ver mais cartazes da série Modernismo Funkeiro, basta acessar o Tumblr oficial do projeto.