A intimidade de Frida Kahlo registrada em sua paixão pela fotografiaArtes

A intimidade de Frida Kahlo registrada em sua paixão pela fotografia

Frida Kahlo é um nome que imediatamente remete a atenção para pinturas da cultura mexicana, com cunho político, sobre feminismo e também sobre a própria artista. Ela era frequente assunto de suas próprias pinturas, um reflexo do isolamento que ela adentrou em virtude de um acidente que sofreu quando adolescente.

Enquanto que seu trabalho sob as telas misturavam o que ela via de si mesmo e o que ela sentia, suas fotografias eram ainda mais reveladoras. E é isso que aparece retratado em Frida Kahlo: Her Photos, publicação que oferece um olhar íntimo na vida diária da artista.

Os retratos íntimos de Frida Kahlo

As fotos foram tiradas em sua casa, conhecida como Casa Azul, que atualmente foi transformada em museu, lugar onde ela viveu desde seu nascimento até a morte, capturando seus momentos mais internos.

Apesar de ser conhecida pelas pinturas, Frida era uma grande admiradora de fotografia, e ela teve o primeiro contato com a disciplina em uma idade jovem com a ajuda de seu pai, Guillermo, um fotógrafo de arquitetura.

frida-khalo-1-agambiarra

Foi em 1958 que a casa da artista foi transformada em um museu por ninguém menos que Diego Rivera, marido de Frida com o qual ela mantinha um relacionamento turbulento. Diego cuidadosamente catalogou todas as pinturas de Frida. No entanto, ele ignorou as mais de 6 mil fotografias que ela secretamente guardou por toda a casa.

Consequentemente, as imagens foram enviadas para uma sala de armazenamento, junto com vários dos móveis. Essas imagens foram descobertas há alguns anos e foram compiladas em Frida Kahlo: Her Photos. Muitas das fotos foram tiradas ou por amigos e familiares, sendo que algumas eram especialmente tiradas pela própria artista.

frida-khalo-2-agambiarra

Apesar das inúmeras adversidades que Frida passou pela vida, as fotos ainda são capazes de mostrar serenidade em seu olhar. Confira mais abaixo.

frida-khalo-3-agambiarra

frida-khalo-4-agambiarra

frida-khalo-5-agambiarra

frida-khalo-6-agambiarra

frida-khalo-7-agambiarra

frida-khalo-8-agambiarra

Posts Relacionados

Facebook Comments