Fotos de São Paulo na década de 40 revelam belos contrastesArtes

Fotos de São Paulo na década de 40 revelam belos contrastes

São Paulo é a maior cidade do Brasil, e uma das mais antigas também. Tudo isso faz da nossa metrópole um caleidoscópio de referências e influências culturais.

Nós conhecemos São Paulo apenas como a cidade é hoje e nos esquecemos que décadas atrás tudo era extremamente diferente. Dessa forma, é interessante pensar que, por se tratar de uma cidade multicultural, muitas mãos ajudaram a erguer a selva de pedra do sudeste brasileiro.

Agora, a gigante Google comprou todo o acervo fotográfico da Life Magazine e disponibilizou inúmeras fotos do tempo em que Sampa era uma cidade mais jovem, espelho da cultura de migração que transformou a metrópole no que ela é hoje.


Leia mais:


sao-paulo-01-a sao-paulo-01-b sao-paulo-01-c

Acervo de fotos mostra São Paulo na década de 40

As fotos da Life Magazine foram feitas por Dmitri Kessel, um judeu ucraniano que chegou em São Paulo após a sua família fugir da Rússia no período de Revolução Bolchevista.

A própria família de Kessel representa um pouco da transformação que São Paulo sofreu nas primeiras décadas dos anos 1900. Como se isso não bastasse, os registros do fotógrafo acabaram imortalizando essa pluralidade traduzida em construções.

Se hoje a capital paulista tem personalidade própria, na década de 1940 a coisa era bem diferente, como notamos nas fotos do artista. A arquitetura fazia referência às cidades europeias e americanas.

É uma São Paulo diferente, que poucos tiveram oportunidade de conhecer, mas que marcou uma época de ouro no País, com progresso e desenvolvimento como ninguém havia visto antes.

sao-paulo-02-a sao-paulo-02-b sao-paulo-02-c

Google disponibiliza fotos antigas de São Paulo

Faz muito tempo que a Google vem valorizando expressões artísticas com suas tecnologias digitais. São diversos museus disponíveis a um clique. Agora, fotos antigas de São Paulo também estão disponíveis para o mundo todo.

Existe um acervo enorme de fotografias históricas na gigante das buscas, e agora qualquer um pode sentir o gostinho que era viver em São Paulo na década de 40.

Visite todo o acervo clicando aqui, e perceba que naquela época, São Paulo era muito mais voltada para a cultura de outros continentes do que é hoje.

Nossa gigante cresceu ainda mais e ganhou vida própria. São Paulo nos encanta hoje em dia, mas nunca deixou de lado o seu charme histórico e multicultural.

sao-paulo-03-a sao-paulo-03-b sao-paulo-03-c

Posts Relacionados

Facebook Comments