[quads id="3"]
[quads id="4"]
Fotógrafos capturam o espírito da juventude norte-americana dos anos 90Artes

Fotógrafos capturam o espírito da juventude norte-americana dos anos 90

Os anos 1990 definitivamente marcou uma geração. A vida real estava cada vez mais em foco, seja em seus aspectos bons ou nos ruins. A moda atingia um ponto único e os jovens enfrentaram suas realidades e questões preocupantes, numa época em que lidavam com crises de identidade, entre outras.

Essa época é muito glamourizada em inúmeras produções, sejam filmes, seriados, curtas e até mesmo trabalhos fotográficos. O Artsy reuniu então oito fotógrafos que conseguiram capturara nostalgia e o espírito da juventude dos anos 1990.

A cultura jovem dos anos 90 em fotografias

Adrienne Salinger

Foi em 1995 que a fotógrafa Adrienne criou a série Teenagers in Their Bedrooms (adolescentes em seus quartos). A ideia era basicamente simples: fotografar jovens aleatórios em seus quartos.

As fotos mostram como cada um era influenciado na época, cheios de atitude e opinião. É interessante ver como era, e muitos podem se identificar com paredes cheias de pôsteres, adesivos, revistas da época, entre outros elementos.

anos-1990-adrienne-salinger-4-agambiarra

E é curioso perceber como essa mentalidade e forma de comportamento mudaram com o passar dos anos. Confira mais fotos abaixo.

anos-1990-adrienne-salinger-3-agambiarra

anos-1990-adrienne-salinger-2-agambiarra

anos-1990-adrienne-salinger-1-agambiarra

Corinne Day

A fotografia despretensiosa estampa uma Kate Moss sem maquiagem em uma de suas primeiras imagens publicadas em revista de modelos. A imagem é um retrato cru de uma modelo que estava começando sua carreira, e era essa essência que Corinne queria capturar, no que se contextualiza a juventude dos anos 90 e seu espírito livre.

anos-1990-corine-day-1-agambiarra

Ryan McGinley

O fotógrafo criou a série The Kids Are Alright, um conjunto de fotos granuladas de 35mm que imortalizou o hedonismo jovem da década de 90.

anos-1990-ryan-mcginley-1-agambiarra

Nan Goldin

A fotógrafa criou a série de fotos The Ballad of Sexual Dependency que narra a sua vida em Nova York nos anos 70 e 80, reunindo cerca de 700 fotos de 35mm da juventude da época – drag queens em bares, homens e mulheres sofrendo com violência doméstica, a AIDS, brigas de casais, orgasmos ou injetando heroína.

Esse trabalho reforçou a década e uma juventude crua e confessional.

anos-1990-nan-goldin-2-agambiarra

anos-1990-nan-goldin-1-agambiarra

Larry Clark

O trabalho fotográfico de Larry precedeu o de outros fotógrafos, mas foi o filme Kids, de 1995, que definiu uma era cultural jovem em Nova York. O filme acompanha um grupo de menores de idade, louco por sexo, skatista, enquanto perambulam por Manhattan no auge da crise da Aids, bebendo, fumando maconha e representando a conturbação dos anos 90.

anos-1990-larry-clark-1-agambiarra

anos-1990-larry-clark-2-agambiarra

anos-1990-larry-clark-3-agambiarra

Wolfgang Tillmans

O fotógrafo começou sua carreira na cena techno underground de Londres e Berlin no começo dos anos 90. De retratos íntimos de jovens a close-ups de sexo gay, seu registro da juventude LGBT definiu o espírito de uma geração emergente, almejando a paz e os direitos da comunidade Gay.

anos-1990-wolfgang-tillmans-1-agambiarra

anos-1990-wolfgang-tillmans-2-agambiarra

Collier Schorr

Por quase três décadas, Collier registrou adolescentes desengonçados. Nos anos 90, os homens andróginos se tornaram assunto de suas imagens. Seus temas sobre gênero, muitas vezes com figuras andróginas, definiram o fluido de sexualidade que a juventude americana abraçou.

anos-1990-collier-schorr-1-agambiarra

anos-1990-collier-schorr-2-agambiarra

anos-1990-collier-schorr-3-agambiarra

Dash Snow

Décadas de trabalho resultaram na compilação de lembranças da juventude dos anos 90. Preenchido com imagens de sexo, drogas, sangue e vômito, as fotos traçam as peripécias de Dash e sua tribo de amigos. São retratos explícitos da cultura jovem dos anos 90.

anos-1990-dash-snow-agambiarra

Posts Relacionados

Facebook Comments