Foi-se o 15 de março: o que você vai gritar agora?Editorial

Foi-se o 15 de março: o que você vai gritar agora?

manifestações 15 de março a gambiarra 1

Olha. Este era para ser um texto sobre os desdobramentos das manifestações de 15 de março, que com certeza ficarão marcadas na história recente do país. Era para ser um texto sem opinião explicitada, mas não tem como. É impossível não se sentir extremamente ofendido e ridicularizado pelo próprio povo do seu país. Tão ofendido e ridicularizado quanto já somos pelos políticos.

Me desculpem, mas hoje me permitirei um desabafo. Eu estou cansado de toda esta alienação infundada que tem levato o país inteiro, de mãos dadas, para a cova.

Acontece que o brasileiro é acomodado. Acomodado e cara de pau. Brasileiro é preconceituoso. E brasileiro também tem memória curta. Digo isso porque são bem nítidas todas essas nuances ao olharmos as imagens das manifestações de 15 de março – e, também, às manifestações de 2013.

manifestações 15 de março a gambiarra 2

São diversas pessoas vazias, com seus argumentos mesquinhos tentando ser ouvidas pelo grito. E dá-lhe imprensa e pensadores afirmando que tudo isso é a democracia. Claro, continua sendo a mesma democracia torta a que estamos acostumados: todo mundo gritando junto, cada um uma cor diferente: AZUL! VERMELHO! AMARELO! No final, os gritos misturados representam apenas a voz do povo tentando gritar com o o próprio povo. Não se vê uma linha tão nítida sobre o que lutar.

A mídia, em cima, acaba amplificando tudo em números estapafúrdios. Nunca antes na história deste país uma manifestação ganhou tanto público em segundos. Lamentável.

“Nada contra corrupção, afinal tenho vários amigos corruptos”

manifestações 15 de março a gambiarra 3

Sabe aquela tia que vira e diz que não suporta viado? E conclui dizendo que não é contra gays, “inclusive” tem vários amigos homossexuais? Consigo ver claramente a mesma coisa vinda das ruas ontem. Gente que pinta o rosto e estufa o peito para dizer “Sou contra a corrupção”, mas que tem vários amigos que falsificam carteirinhas estudantis, entraram no emprego dos sonhos com a ajuda de políticos e fazem seus jeitinhos para furar fila de banco.

A mesma generalização desse povo que brada “Fora PT” pode ser analisada ao lembrarmos que o brasileiro é corrupto por natureza. E incluo nesta lista todo mundo, sem medo de errar. Incluo eu, você, sua família e seus amigos. Juntamente com essa corrupção tão enraizada na cultura nacional, temos ainda o velho hábito de jogar a culpa em cima dos outros.

manifestações 15 de março a gambiarra 4

Apoiei e apoio Dilma até hoje. Reclamo da conta de energia alta, mesmo sabendo que o que ocasionou esta alta foram falhas de investimentos de diversos governos, federais, estaduais, municipais; por diversos mandatos anteriores. Reclamo do preço do tomate mesmo sabendo que isso tudo é consequência de uma ausência de investimento também nas rodovias, e na infra-estrutura de nosso transporte.

Reclamo da saúde sucateada e de segurança falha. Reclamo de muito mais. Mas tenho a cabeça fria e a racionalidade de perceber que a culpa não é de um presidente ou de um partido político. A culpa afinal é nossa, gente que vai às ruas pedir mudanças mas não muda em nada o voto na cabina eleitoral.

Manifestações de 15 de Março: legítimas mesmo?

manifestações 15 de março a gambiarra 5

“Mas toda manifestação é legítima, desde que não incentive a violência”. Desculpe, meu caro, mas pedir impeachment sem motivo plausível, ou a intervenção militar, ou ainda xingar a presidente do seu país de vaca ou vagabunda também é violência. E nem vou falar aqui sobre as suásticas visíveis em alguns cartazes. Sério, vocês me enojam.

O que eu mais tenho visto de ontem para hoje é gente debatendo os acontecimentos nas ruas ontem. Gente vestida de verde e amarelo clamando por democracia, mas batendo, xingando e expulsando aos berros qualquer pessoa que passasse por eles e estivesse de camiseta vermelha. Parabéns, isso é quase ditadura e está a um passo do que teríamos com uma intervenção militar.

manifestações 15 de março a gambiarra 6

Quanto à classe alta se manifestando, parabéns! Quando a crise é tão grande que chega a afetar sua viagem a passeio para os Estados Unidos você resolve lutar. E lutar como? Pegando sua panela e fazendo barulho do comodismo de suas sacadas. Sim, gritar e bater panelas! Quanto mais gente fizer isso ao mesmo tempo, mais visíveis estarão. E a classe média-alta acaba revolucionando sem saber. Mesmo sendo preguiçosa e manifestando com panelas em suas varandas gourmets, conseguiram chamar a atenção para a crise que sim, está generalizada.

E os outros dias?

Mas e agora? Dia 15 de março passou, os pedidos de impeachment de Dilma serão arquivados porque (desde o início de tudo isso) ninguém tem provas contra a presidenta da nação… O que vai ser dessa segunda-feira? E os próximos dias? Você vai continuar lutando? Debatendo? Vai perceber que o problema é bem maior do que o que está sendo pintado por aí?

Não.

Será um longo processo, entre erros e erros, até percebermos de verdade que toda a manifestação, por mais legítima que seja, continua sendo o espelho de seu povo, tão corrupto, tão culpado e tão hipócrita quanto os políticos que elegem.

manifestações 15 de março a gambiarra 7

Posts Relacionados

Facebook Comments