Sessão poker: filmes que todo amante do esporte deveria assistirCinema

Sessão poker: filmes que todo amante do esporte deveria assistir

Neste ano, a Netflix lançou o filme Apostando Tudo, uma produção original que gira em torno do poker e que chegou a conseguir 91% de aprovação. Apesar do recente lançamento da líder em serviço de streaming, a temática desse esporte já foi explorada em diversos outros bons e clássicos filmes que valem a pena conferir. A seguir, separamos alguns deles, confira!


Leia mais:


Filmes que todo amante do poker deveria assistir

Maverick (1994) é inspirado em uma série de televisão do final dos anos 1950. O filme é repleto de cenas engraçadas e traz o Velho Oeste e seus bares, cowboys e, claro, o poker como cenário. Protagonizado por Mel Gibson, o filme mostra a saga de Bret Maverick na busca por conseguir o valor necessário para sua inscrição em um torneio de poker de Five Card Draw – seu sonho é tornar-se o melhor jogador do Velho Oeste americano. Apesar do filme conter cenas um tanto fantasiosas que rompem a matemática e a probabilidade, ele, ainda assim, é um bom entretenimento.

Também encenado no Velho Oeste, Jogada Decisiva (1996), conta a história de um fazendeiro que entra em um torneio de poker contra os homens mais ricos da cidade. Durante o certame, o protagonista, interpretado pelo premiado Henry Fonda, passa mal e a sua cônjuge, Mary, vivida pela atriz Joanne Woodward, não tem outra opção a não ser assumir o lugar de seu marido na mesa. Mary, além de ser uma novata no jogo, passará a enfrentar um grupo de homens que definitivamente não a querem ali. Será que ela não sabe mesmo jogar ou tudo não se passa de um blefe?

Cartas na Mesa (1988) é, definitivamente, considerado o filme mais icônico sobre poker de todos os tempos. Estrelando Matt Damon, Edward Norton e Gretchen Mol, o enredo gira em torno de um jovem – Mike McDermott, interpretado por Damon – que retorna às mesas para ajudar um amigo. O filme valoriza e mostra as habilidades que os profissionais têm de desenvolver, contando até com a presença da lenda do poker do mundo real, Johnny Chann, em uma cena que imortalizou sua vitória contra Erik Seidel, quase trinta anos atrás. Apesar do longa ter recebido críticas positivas e negativas, ele ainda é aplaudido pelos especialistas da área e considerado um dos filmes que melhor retrata o esporte, além de ter sido um dos responsáveis por popularizar a modalidade do jogo conhecida como Texas Hold’em.

Outro clássico indispensável para qualquer amante de uma boa partida de poker e de um bom filme é A Mesa do Diabo, de 1965. No longa, Eric Stoner, The Cincinatti Kid – interpretado por ninguém menos que Steve McQueen –, quer se tornar o melhor jogador de poker de todos os tempos e, consequentemente, vencer o veterano, até então detentor do título, Lancey Howard, vivido por Edward G. Robinson. O filme se passa na cidade de Nova Orleans nos anos 30 e, apesar de ser um pouco antigo, ganha pontos por trazer uma ótima representação do jogo e ser capaz de entreter qualquer um que goste de um bom filme.

Casino Royale (2006) pode não ser um filme exatamente sobre poker, mas ele, com certeza, contém belíssimas cenas do jogo. Nesse filme, temos a estreia de Daniel Craig como James Bond. O objetivo do agente 007 é enfrentar o vilão Le Chiffre em uma mesa de poker cujo cacife inicial é de 10 milhões de dólares. O longa baseia-se no primeiro romance de James Bond, publicado em 1953 e escrito pelo autor britânico Ian Fleming, mas, diferente do filme, o jogo do livro era bacará.

Além dos filmes citados, é possível conferir ainda títulos como Bem-Vindo ao Jogo (2007), O Jagador: A História de Stu Ugar (2003), Shade – Nos Bastidores do Jogo (2003) e Lua-de-mel a Três (1992).

Facebook Comments