Festival de Cannes é acusado de retocar foto de Claudia CardinaleCinema

Festival de Cannes é acusado de retocar foto de Claudia Cardinale

Foi divulgado o cartaz da 70ª edição do Festival de Cannes. Criado pela Bronx Agency e por Philippe Savoir, da Filifox, o pôster traz uma tonalidade vermelha e letras douradas homenageando a atriz italiana Claudia Cardinale, que aparece dançante, sorridente e com a saia esvoaçante na imagem.

Em declaração sobre a homenagem, a atriz italiana comentou:

Estou honrada e orgulhosa por estar segurando a bandeira para o 70º Festival de Cannes. E encantada com a escolha da foto. É a imagem que eu mesma tenho do festival, um evento que ilumina tudo ao seu redor. Essa dança nos telhados de Roma aconteceu em 1959. Ninguém lembra o nome do fotógrafo… Eu também esqueci. Mas essa foto me faz lembrar das minhas origens e de um tempo em que eu nunca tinha sonhado em subir os degraus da sala de cinema mais famosa do mundo. Feliz aniversário!

Cardinale iniciou sua carreira de atriz em 1958 no longa Goha, de Jacques Baratier. Alguns dos filmes mais conhecidos dos quais participou são Oito e Meio (1963), de Federico Fellini; Os Profissionais (1966), de Richard Brooks; e Fitzcarraldo (1982), de Werner Herzog.

Hoje, com 78 anos, ela segue na profissão e está creditada para realizar duas produções italianas em 2017: Niente di Serio e Piccolina Bella.


Leia Mais:


A polêmica sobre a suposta edição da foto usada para o cartaz do 70º Festival de Cannes

Claudia Cardinale foi um dos maiores símbolos sexuais da segunda metade do século XX. Ainda sim, ao que tudo indica, alguém parece ter achado necessário emagrecer uma foto sua na juventude, no auge da fama, para o pôster desta edição do Festival de Cannes.

Quem percebeu a diferença foi o jornalista francês David Honnorat. Em sua conta no Twitter, ele publicou um gif com a imagem original de Claudia e, em seguida, o pôster. Com a comparação, ficam evidentes as mudanças nas pernas e na cintura.

festival-de-cannes-agambiarra-2

Procurada pela imprensa francesa, a Agência Bronx, responsável pelo cartaz, e a organização do Festival de Cannes ainda não se manifestaram sobre o assunto.

A imagem original de Claudia data de 1959 e foi feita em Roma.

 

 

Posts Relacionados

Facebook Comments