Dia da Mulher: quais os reais motivos para comemorar?Editorial

Dia da Mulher: quais os reais motivos para comemorar?

Sempre acontece a mesma coisa no dia 08 de março: todos os grandes portais preparam matérias exclusivas que dizem a mesma coisa: o Dia da Mulher é importante. Sim, a mulher ela é importantíssima não só hoje, mas em todos os outros dias. E isso é um clichê que sempre falamos nessa data.

O problema dos clichês é que, com o passar do tempo, eles vão se tornando momentos previsíveis: chega o dia da mulher, todo mundo fala que mulher é importante, o dia acaba e as coisas voltam para sua habitual rotina. Nosso texto especial de dia da mulher vai hoje ser diferente.

Já dissemos em outros 08 de março a importância das mulheres, e hoje é o dia de fazer nosso balanço: o que mudou das últimas comemorações pra cá? A mulher é mesmo tão valorizada assim? Ela nota seu valor em todos os outros dias, excluindo a comemoração de hoje? Talvez não.

mulheres dia da mulher 06


Leia mais:


O verdadeiro Dia da Mulher

O dia em que aprovaram a PEC das Domésticas

Eu vejo uma primeira grande melhora na relação trabalhista. É fato que as mulheres ainda ganham menos em relação aos homens, mas quero lembrar a vocês das conquistas de empregadas domésticas, ocorridas no início de maio de 2015 com a chamada PEC das Domésticas. Com esta PEC, as domésticas ganharam mais alguns direitos, que se juntaram aos já conquistados em 2014.

A conquista foi importante porque ainda temos muitas mulheres que trabalham cuidando de casas de outras pessoas. Estas mulheres passaram décadas sem direitos comuns a trabalhadores de carteira assinada, e finalmente agora conseguiram uma regulamentação que implicasse estes mesmos direitos a elas.

Mais do que reconhecimento, esta PEC trouxe respeito a trabalhadoras que muitas vezes precisam deixar seus filhos em casa para cuidar de famílias alheias. Nada mais justo que benefícios comuns fossem também direito destas mulheres.

pec domesticas dia da mulher 02

Todo dia em que uma mulher conquista sua liberdade sexual

Por mais que o mundo avance, as mulheres ainda sofrem com o preconceito e o machismo, em todas as esferas sociais. Nas relações amorosas e sexuais, acontece a mesma coisa, e muitas precisam perder o direito de voz para terem uma família feliz.

Para nós jovens, é mais difícil ver isso com frequência, mas é algo que também acontece muito em outros locais. E salve Jout Jout para nos alertar sobre relacionamentos abusivos, verdadeiras prisões silenciosas onde muitas mulheres apanham e são submetidas a todo tipo de ódio apenas por que não fazem aquilo que “seus” homens gostariam.

Tal problema é muitas vezes culpa dos machões que se acham donos de mulheres, homens ciumentos e violentos, capazes de diversas barbaridades. Sem esforço, consigo me lembrar de pelo menos quatro casos de machismo que culminaram em morte no último ano, o que deixa claro que o assunto precisa sim ser debatido.

Aos poucos as mulheres vão se unindo e se libertando sexualmente. E esta liberdade, esse não se prender a nada, a ter uma voz, acaba refletindo em outras formas de empoderamento feminino. Uma mulher livre hoje é aquela mulher que sabe o seu valor, o poder da sua voz, e toma suas próprias decisões, sem medo ou represálias de ninguém.

jout-jout_0 dia da mulher 03

 

O dia em que mulheres enfrentam a dor do aborto e do estupro

Este talvez seja um assunto que ninguém goste de comentar, e que muitos fazem piada, acredite. A cada dia milhares de mulheres sofrem abusos e são estupradas, vivendo a seguir anos e talvez décadas de medo e silêncio.

Além dos transtornos psicológicos, algumas delas engravidarão, e entrarão naquele momento que ninguém quer passar: o de uma gravidez indesejada.

Infelizmente a ideia de aborto ainda está pouco explorada na nossa sociedade, que também guarda resquícios de uma religiosidade que nos dias atuais parece retrógrada.

O aborto ainda é visto como barbárie, é criminalizado, e mesmo assim coloca em risco a vida de muitas mulheres que tentam acabar com uma gravidez indesejada através de formas ilegais.

Apesar do problema, vemos que o diálogo começou novamente a ganhar destaque em alguns locais da mídia. Que possamos manter este diálogo vivo, até que toda e qualquer mulher se sinta no livre direito de escolher os rumos da sua própria vida.

É um tema complexo, mas não devemos esquecer que nossas vidas são individuais, e cada um deve escolher o seu caminho, arcando com quaisquer consequências que encontrem por ele.

estupro dia da mulher 04

O dia em que mulheres têm respeito

Ano passado também nos rendeu alguns momentos negativos, de mulheres negras ou trans sofrendo preconceito seja pela sua cor de pele ou pela sua orientação sexual. Felizmente centenas de milhares de pessoas responderam na mesma internet que divulgou os preconceitos: foram inúmeras pessoas dando palavras de apoio.

É inconcebível ver, em pleno ano 2016, mulheres sendo diminuídas e menosprezadas por qualquer motivo que seja. Pior que isso, é ver homens e as próprias mulheres criticando outras que estão em um patamar de sucesso, criticando apenas por criticar, por inveja. Todos nós merecemos respeito e se chegamos a algum lugar, é por mérito próprio.

maju coutinho 05 dia da mulher

Feliz Mulher

Portanto, o dia da mulher é todo e qualquer dia que uma única mulher vence suas próprias barreiras, vence seus próprios medos, dá um passo ao desconhecido e arrisca fazer o que ela quiser.

O dia oito de março é um dia qualquer, como qualquer outro. Somos lembrados de forma rasa das queimas de sutiãs, das conquistas que quase nunca chegam. Deixemos os outros dias para comemorações ainda silenciosas, mas que precisam ser alardeadas aos quatro cantos.

Todo dia é dia da mulher, que luta, trabalha duro e consegue ensinar, que enche nosso mundo de beleza, aquela delicada beleza de juntar carinho e compreensão a um mundo tão masculino e machista.

A todas as mulheres que se identificaram em quaisquer das lutas que citamos aqui (e as inúmeras que não citamos hoje), nosso grato parabéns. Que 2016 seja mais um ano de conquistas e glórias, porque o poder é de vocês.

diamulheres01 dia da mulher 07

Posts Relacionados

Facebook Comments