O que é Black Friday? Entenda de onde vem o termoBuzz

O que é Black Friday? Entenda de onde vem o termo

As redes de varejo brasileiras encontraram de vez a Black Friday e estão aproveitando do evento originalmente norte-americano. Ela acontece todos os anos na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). É o grande pico de vendas das lojas, marcando o início das compras de Natal. Mas de onde veio esse termo?

A palavra “preto” (black) na frente de um dia da semana raramente significou algo bom. Mas nesse caso, ela passou a denotar excessos comerciais alegres, negócios bem sucedidos e grandes lucros. Mas não foi bem assim no início…


Leia mais:


Black Friday é o maior dia de compras do ano

Em 1870, The New York Times usou o termo Black Friday (Sexta-feira Negra em tradução livre) em um artigo para se referir ao dia em que o mercado de ouro entrou em colapso no ano anterior – dia 24 de setembro de 1869.

Os especuladores Jay Gould e James Fisk tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York e o governo foi obrigado a intervir para corrigir a distorção. Os preços caíram e a oferta da matéria-prima aumentou bastante no mercado, fazendo muitos investidores perderem grandes fortunas.

Ben Zimmer, produtor executivo da Vocabulary.com, pesquisou e escreveu sobre o termo. Ele diz que sua associação com as compras no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças começou na Filadélfia, na década de 1960. A polícia local passou a chamar o dia de Black Friday porque eles tinham que lidar com o péssimo tráfego e outras misérias ligadas à multidão de compradores que seguiam para as lojas.

O termo só se tomou a conotação atual nos anos 1990, quando se espalhou pelo resto dos Estados Unidos. As lojas perceberam que as compras de fim de ano começavam mesmo após o Dia de Ação de Graças, e nada melhor que começar na sexta-feira que precede o grande feriado.

Hoje, a Black Friday é seja considerada o maior dia de compras do ano, título alcançado apenas nos anos 2000. O termo então tomou o mundo. Essa semana, foi só o que vimos e ouvimos em todos os meios de comunicação, não é mesmo?

Posts Relacionados

Facebook Comments