“Ambiancé”: filme dura 30 dias e tem trailer de 7h20minCinema

“Ambiancé”: filme dura 30 dias e tem trailer de 7h20min

Ambiancé promete ser o filme mais longo de todos os tempos, tendo 720 horas (o equivalente a 30 dias) de duração. O longo longa é um trabalho do cineasta e artista visual sueco Anders Weberg. Ele trabalhou nos últimos 20 anos em mais de 500 filmes/projetos e um pouco mais de 100 clipes.

O trabalho do sueco é descrito como um “filme-memória“. Ele divulgou um “pequeno” trailer de 7 horas e 20 minutos do filme, com imagens bem abstratas e etéreas que irão compor o maior longa-metragem já lançado.


Leia mais:


“Ambiancé”, o filme mais longo da história ganha trailer de 7 horas e 20 minutos

Em 2014 eles liberaram um teaser de 72 minutos, agora em 2016 esse trailer com 7 horas e 20 minutos, em 2018 será lançado outro trailer de 72 horas, para o lançamento em 2020 do filme completo com 720 horas. Parece que o cineasta tem algo com esses números, não é mesmo?

Ele gostava do número 7 por remeter ao número da sorte sete, os sete dias da semana, os sete pecados mortais, as sete cores do arco-íris, as sete notas para a escala diatônica. Depois veio o 720 como resolução para pal video. Ele também achou interessante que matematicamente ele é um número de Harshad e também pela conta 1x2x3x4x5x6 = 720.

Mas, afinal, qual é o ponto desse filme? Qual a mensagem? O que define? O cineasta respondeu:

Esta não é uma produção de estúdio que normalmente se define como um filme. Mas então, qual é a definição de um filme? Segundo a Wikipédia: Um filme, também chamado de imagem em movimento, é uma série de imagens fixas que, quando mostrado em uma tela, cria a ilusão de imagens em movimento, devido ao fenômeno phi. Esta ilusão de ótica nos leva a perceber que o movimento contínuo entre objetos separados viram rapidamente em sucessão. A definição contemporânea do cinema é a arte de simular experiências, que se comunicam com ideias, histórias, percepções, sentimentos, beleza ou da atmosfera por meio de gravações ou imagens em movimento programadas juntamente com outros estímulos sensoriais. Para mim a beleza do filme é que ele pode ser qualquer coisa e/ou tudo.

Assista aqui ao “pequeno” trailer, como o próprio cineasta o chama, de 7 horas e 20 minutos de duração.

Ambiancé será exibido a partir do dia 31 de dezembro de 2020, transmitido simultaneamente para todos os continentes. Depois disso, o filme será destruído.